Pular para o conteúdo principal

LIÇÕES DO DESERTO


Deuteronômio 29.6
"Pão não comestes e vinho e bebida forte não bebestes, para que soubésseis que eu sou o SENHOR, vosso Deus.”

Devemos aprender as lições dos momentos de dificuldade.

Ao conduzir os filhos de Israel à liberdade, o Senhor guiou-os e tratou deles para que, no tempo certo, entrassem na Terra da Promessa. Deus usou Sua sábia estratégia de levá-los por um caminho mais difícil, onde tiveram lições que os capacitaram a enfrentar os moradores de Canaã.

DEUS PREPARA SEU POVO NO DESERTO

Foi uma obra singular o que Deus fez aos filhos de Israel. Nunca um povo com mais de três milhões de pessoas foi retirado da escravidão de um país e levado para uma terra que o Senhor havia prometido. Não houve insurreição nem guerrilha, mas, sim, a Mao divina que operou pesadamente sobre o Egito.
O Altíssimo não Se cansa nem é preguiçoso, por isso, não conduziu Seu povo pelo mesmo trajeto que os filhos de Jacó fizeram para ir ao Egito comprar mantimento, o que duraria aproximadamente 11 dias (Gn 42.1-3). Se isso tivesse acontecido, os filhos de Israel não estariam preparados física e espiritualmente para entrar em uma guerra, e seria um vexame. Deus, então, levou-os por um caminho mais longo, onde tiveram provas irrefutáveis do cuidado do Senhor. Eles, contudo, pecaram, e Deus fez com que andassem em círculo, no deserto, durante 40 anos. Como os israelitas agravaram o Altíssimo quando acreditaram na má notícia dos dez espias (Nm 13.21-33; 14.1,2).

DEUS CUIDA DO SEU POVO NO DESERTO

Ao morrer o último homem que, naquele dia agravo, tinha mais de 20 anos (cf. Nm 14.29), o Altíssimo concedeu-lhes a bênção de entrar em Canaã. Eles celebraram a Páscoa nas campinas de Jericó e, no dia seguinte, comeram da novidade da terra, e o maná cessou imediatamente. Dessa forma, Deus mostrou que Ele os tinha guiado e alimentado por todos aqueles anos.
Hoje, várias pessoas que se convertem não buscam preparo para enfrentar as lutas que, possivelmente, virão. Se muitas logo prosperam, esquecem-se de Deus, e o perigo de acontecer isso reside no fato de que quem o fizer não será salvo. É preciso que haja crescimento espiritual para estar capacitado a vencer as batalhas e receber as bênçãos do Senhor.

CONCLUSÃO

Se você está sendo alimentado com “leite”, é porque ainda é fraco na fé (1Co 3.2). Dias virão em que se tornará um adulto na fé e, então, será alimentado com “comida” de guerreiro.
RRSoares
Em Cristo
Marcos Ferreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O GRITO QUE PAROU JESUS

Havia um homem interessante que andava sempre de bermudas, chinelos, com a barba crescida, e com os cabelos desalinhados! Ele parecia mesmo como um “doidão varrido”, precisava ver só! Era uma figura! O que ele fazia? Ele, simplesmente gritava e gargalhava! Ele parecia que não parava para comer! Era pelas manhãs, às vezes pelas tardes, noites, e também pelas madrugadas da vida! Ele incomodava, viu? Um grito primeiro e, depois, outro grito, complementando o primeiro e era assim que ele fazia: Primeiro: -“ Eu vou dar um grito, aqui, heim!” Segundo: - “Não faz isso, não!” Depois, soltava uma gargalhada gostosa: “Quá - Quá - Quá - Quá – Quá!” Andava, um pouco mais, e explodia outra! Mas, a bem da verdade, aquele era um GRITO INÚTIL! Era um grito incômodo, como o de Bartimeu. Ele estava gritando, ainda que de forma ERRÔNEA, mas gritava a dor do “eu” sozinho, da carência afetiva que, certamente, lhe faltava , ou a dor da incompreensão, da falta de seus parentes ou amigos, a dor dos incomodados que quer…

CADÊ A ALIANÇA DO CORAÇÃO?

— E aí, tudo bem? — pergunto. — Ah, mais ou menos — ela responde. Já vejo na resposta que ela precisa e quer desabafar. Vou perguntando, até que ela desabafa... — Olha, eu recebo as coisas que eu quero, mas minha vida não muda. Eu vou à igreja, oro por minha família e por minha vida financeira, vejo resultados, mas ainda falta algo. Acabei de chegar de uma reunião abençoada em uma de nossas igrejas e, ao fim, estava conversando com essa senhora e resolvi escrever sobre o episódio. Enquanto ela falava, eu prestava atenção olhando para a aliança em meu dedo e foi quando as palavras me vieram: - A senhora está vendo essa aliança? Sabe o que ela significa?
Ela me olhou espantada, deve ter pensado que eu era uma louca, pois não tinha nada a ver com o assunto, mas agora toda sua atenção era minha. Meu marido estava no altar aconselhando, eu apontei para ele e disse: — Quando me casei com ele, eu me comprometi a cuidar dele, ser fiel, ser companheira, fazê-lo feliz e amá-lo de todo coração. …

TRANSFERÊNCIA DE RIQUEZA

A Palavra de Deus diz: "Cantem de alegria, e seja feliz, que favorecem a minha causa justa" (Salmo 35:27). Isso significa que, aqueles que apóiam o Evangelho, fala aqui como Seu "causa justa", vai gritar de alegria e ser feliz! Estamos vendo gloriosas vitórias na terra hoje como o Evangelho está sendo pregado para as nações do mundo, e milhões de pessoas estão vindo para o reino.Esse versículo continua: "Sim, diga-se continuamente, que o Senhor seja ampliada, que tem prazer na prosperidade do seu servo." É vontade de Deus que você prosperar!Na verdade, a Palavra de Deus explica que estamos entrando em um momento em que veremos uma transferência de riqueza gloriosa para a pregação do Evangelho, para o financiamento da colheita do fim dos tempos. O dia virá em que a riqueza do pecador será dada aos justos: "O homem de bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos: ea riqueza do pecador é depositada para o justo" (Provérbios 13:22).Já ho…