Pular para o conteúdo principal

CUIDANDO BEM DO QUE DEUS LHE DEU



Texto-base: Provérbios 27.23
Objetivo geral: Doutrinário

Propósito específico: Devemos ser um bom mordomo do que Deus nos deu.

INTRODUÇÃO

Viver de modo irresponsável traz maus resultados. Por exemplo, uma das consequências do descuido é a possibilidade de sua fonte de renda secar. Sempre há algo que precisa ser feito para que seu suprimento não sofra uma quebra. Quando você põe o coração sobre o “gado” – seus bens –, descobre falhas que, se continuarem, irão dar-lhe prejuízos. Por isso, por mais garantida que pareça ser a origem dos seus recursos, um pouco de aperfeiçoamento ajudará bastante. O senhor quer a sua prosperidade, e não a sua derrota (Sl 1.3).

Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre o gado. Provérbios 27.23

CUIDE BEM DA SUA FAMÍLIA

A vida conjugal, da mesma forma que uma plantação, precisa ser cultivada. No entanto, muitos casamentos acabam em divórcio porque o cônjuge é deixado de lado. Ter uma pessoa para apenas satisfazer suas necessidades é um erro.

Quando começam a surgir as “ervas daninhas”, os pensamentos errados, os desejos pecaminosos e o esfriamento conjugal, então, é hora de arrancar esses “matos” para que a “planta” não sofra danos.

Mas o irresponsável não vigia, e maus resultados lhe sobrevêm por causa de seu abandono.

CUIDE BEM DOS SEUS BENS

Como andam as suas “ovelhas” – sua fonte de renda? Elas lhe dão lã, carne e também filhotes? Ser gentil para com todos é o mínimo que precisamos fazer. No entanto, com as ovelhas necessitamos fazer. É necessário vermos o estado delas e se o que recebem de nós garante a continuidade do negócio. Não deixe que haja uma ruptura ou que seque a fonte da qual você tira o seu sustento. Examine o rebanho todo, medite sobre o que deve ser melhorado, observe as instalações de seu empreendimento, a aparência de seus empregados e a maneira como seus clientes são atendidos. Se houver falhas, você mesmo será o prejudicado e terá de pagar a conta.

Neste mundo, tudo está em transformação. Algumas coisas no entanto, têm mudado mais rápido do que se imagina. Por isso, não confie no entendimento que você tem da sua fonte de renda, mas estude, ore e busque a sabedoria do Alto. Com a ajuda do Senhor, você resolverá antecipadamente muitos problemas que lhe tirariam a paz.

CONCLUSÃO

Ao nos dar o conselho acima, o Senhor mostra que deseja a nossa prosperidade. Quem busca recebe, e quem aplica o que lhe é ensinado, sem dúvida, irá tornar-se um vencedor.

Lembre-se de que Deus é o seu Sócio em todo empreendimento, pois a décima parte é dEle. Ninguém tem o direito de diminuir o que pertence ao Pai, afinal, Ele destinou o dízimo à manutenção da Sua obra. Sem dúvida, o Senhor dará toda a assistência para quem nEle coloca a confiança e Lhe obedece.

Em Cristo

Marcos Ferreira
22/10/2012
By RRSoares
Extraído:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O GRITO QUE PAROU JESUS

Havia um homem interessante que andava sempre de bermudas, chinelos, com a barba crescida, e com os cabelos desalinhados! Ele parecia mesmo como um “doidão varrido”, precisava ver só! Era uma figura! O que ele fazia? Ele, simplesmente gritava e gargalhava! Ele parecia que não parava para comer! Era pelas manhãs, às vezes pelas tardes, noites, e também pelas madrugadas da vida! Ele incomodava, viu? Um grito primeiro e, depois, outro grito, complementando o primeiro e era assim que ele fazia: Primeiro: -“ Eu vou dar um grito, aqui, heim!” Segundo: - “Não faz isso, não!” Depois, soltava uma gargalhada gostosa: “Quá - Quá - Quá - Quá – Quá!” Andava, um pouco mais, e explodia outra! Mas, a bem da verdade, aquele era um GRITO INÚTIL! Era um grito incômodo, como o de Bartimeu. Ele estava gritando, ainda que de forma ERRÔNEA, mas gritava a dor do “eu” sozinho, da carência afetiva que, certamente, lhe faltava , ou a dor da incompreensão, da falta de seus parentes ou amigos, a dor dos incomodados que quer…

CADÊ A ALIANÇA DO CORAÇÃO?

— E aí, tudo bem? — pergunto. — Ah, mais ou menos — ela responde. Já vejo na resposta que ela precisa e quer desabafar. Vou perguntando, até que ela desabafa... — Olha, eu recebo as coisas que eu quero, mas minha vida não muda. Eu vou à igreja, oro por minha família e por minha vida financeira, vejo resultados, mas ainda falta algo. Acabei de chegar de uma reunião abençoada em uma de nossas igrejas e, ao fim, estava conversando com essa senhora e resolvi escrever sobre o episódio. Enquanto ela falava, eu prestava atenção olhando para a aliança em meu dedo e foi quando as palavras me vieram: - A senhora está vendo essa aliança? Sabe o que ela significa?
Ela me olhou espantada, deve ter pensado que eu era uma louca, pois não tinha nada a ver com o assunto, mas agora toda sua atenção era minha. Meu marido estava no altar aconselhando, eu apontei para ele e disse: — Quando me casei com ele, eu me comprometi a cuidar dele, ser fiel, ser companheira, fazê-lo feliz e amá-lo de todo coração. …

TRANSFERÊNCIA DE RIQUEZA

A Palavra de Deus diz: "Cantem de alegria, e seja feliz, que favorecem a minha causa justa" (Salmo 35:27). Isso significa que, aqueles que apóiam o Evangelho, fala aqui como Seu "causa justa", vai gritar de alegria e ser feliz! Estamos vendo gloriosas vitórias na terra hoje como o Evangelho está sendo pregado para as nações do mundo, e milhões de pessoas estão vindo para o reino.Esse versículo continua: "Sim, diga-se continuamente, que o Senhor seja ampliada, que tem prazer na prosperidade do seu servo." É vontade de Deus que você prosperar!Na verdade, a Palavra de Deus explica que estamos entrando em um momento em que veremos uma transferência de riqueza gloriosa para a pregação do Evangelho, para o financiamento da colheita do fim dos tempos. O dia virá em que a riqueza do pecador será dada aos justos: "O homem de bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos: ea riqueza do pecador é depositada para o justo" (Provérbios 13:22).Já ho…